Está a pensar adotar um gato? E se, em vez de um gatinho, levasse para casa um gato adulto? Com personalidade já formada, mais calmo e menos exigente de atenção, um animal adulto pode ser a escolha certa para si.

 Quando decide adotar um gato, a maioria das pessoas inclina-se para escolher um animal bebé. Imaginamo-lo logo a correr desenfreado pela casa, a brincar com tudo o que encontra e a dormir enroscado no nosso colo. No entanto, se procura um companheiro mais calmo, adotar um gato adulto pode ser uma excelente opção. Neste artigo, damos-lhe cinco boas razões para se deixar conquistar por um companheiro mais velho.

Porquê adotar um gato adulto?

1. Um gato adulto já tem a sua personalidade formada

Um gato bebé pode mudar significativamente de comportamento conforme cresce (e eles crescem muito rapidamente!). Com um gato adulto é mais fácil perceber qual é o seu temperamento e avaliar se este se enquadra bem no seu estilo de vida. Este aspeto é bastante importante se tem crianças ou outros animais de estimação em casa. Se recorrer a um abrigo para a adoção, a equipa conhecerá bem cada animal e pode ajudá-lo a encontrar o gato certo para si.

 2. Conte com menos traquinices

 Geralmente, os gatos adultos são mais tranquilos e menos travessos do que os mais novos. Sofás e tapetes arranhados, cabos elétricos roídos e cortinas com fios puxados não serão preocupações tão grandes se adotar um gato adulto.

 Além disso, se já tem um gato mais velho em casa e está à procura de companhia para ele, outro animal adulto compatível pode ser a melhor opção. Um gatinho cheio de energia e vontade de brincar pode revelar-se demasiado exigente para um gato mais velho, que só quer mimo e dormir sossegado ao sol.  

3. Um gato adulto exige menos tempo e atenção

 Um gato adulto já tem as suas rotinas de higiene definidas: sabe usar a caixa de areia (só tem de lhe mostrar onde ela está) e como manter o pelo limpo. Além disso, é mais independente e não exige tanta atenção para se manter entretido e estimulado. É um bom companheiro para futuros tutores com pouco tempo livre para acompanhar e treinar um gato mais novo, assim como para os que precisam de ausentar-se de casa durante todo o dia.

 4. Terá muito tempo para aproveitar a sua companhia

 Uma dúvida que pode surgir ao escolher um gato adulto é o medo de o perder depois de já se ter afeiçoado a ele. Não se preocupe demasiado com a questão do tempo. Hoje em dia, com os cuidados adequados, um gato sem acesso à rua pode viver entre 15 a 20 anos. Não faltará tempo para o mimar e para muitas horas de brincadeira.

 Fidelidade Gato a dormir tranquilo

 5. Escolher um gato adulto é dar-lhe uma segunda oportunidade

 Adotar um animal é um ato de amor. No entanto, adotar um animal já adulto é um ato de amor reforçado. Conforme crescem, as hipóteses de adoção de um gato descem consideravelmente, ainda que na maioria dos casos não exista qualquer problema com o animal, apenas uma mudança nas circunstâncias de vida dos anteriores donos.

Ao escolher um gato adulto estará a dar-lhe uma nova oportunidade de encontrar uma casa segura e ser feliz. E a verdade é que os gatos são sempre adoráveis, sejam bebés ou mais crescidos.

 

Cuidados a ter para uma adoção responsável

Além das vantagens, vale a pena relembrar também alguns cuidados a ter antes de adotar um gato adulto:

  • Informe-se se o animal tem alguma condição de saúde conhecida ou toma algum tipo de medicação regularmente. Garanta que tem as condições necessárias para lhe dar o acompanhamento de que ele precisa. Se quiser protegê-lo com um seguro Fidelidade Pets, saiba que os nossos planos de saúde podem ser subscritos até aos oito anos do seu animal de companhia.
  • Em princípio, um gato adulto sociável irá adaptar-se facilmente à sua nova casa. Mesmo assim, dê-lhe espaço e tempo para se ambientar, especialmente se tiver crianças, outros gatos ou cães. Deixe-o explorar ao seu ritmo e não force as interações.
  • Certifique-se de que tem tudo o que precisa para receber o seu novo companheiro em casa. Uma transportadora, caixa de areia, ração adequada, cama (embora provavelmente ele acabe por dormir em todo o lado menos nela!) e alguns brinquedos são fundamentais para os primeiros dias.

 Mais do que pesar os prós e contras, considere a ideia de adotar um gato adulto e veja como se sente. Saiba apenas que o amor dele por si será exatamente igual caso o tivesse adotado em bebé.