Alguma vez pensou em contratar um treinador de cães? Quer seja para ensinar comandos básicos a um novo membro canino da família ou porque precisa de alguma ajuda para lidar com alguns comportamentos do seu companheiro de longa data, há várias razões que o podem levar a considerar esta hipótese.

Em teoria, qualquer pessoa é capaz de treinar um cão. No entanto, é diferente quando este trabalho é feito com a ajuda de um profissional experiente que já lidou com diferentes tipos de problemas comportamentais e cães de todos os tamanhos e feitios.

Se ainda precisa de bons motivos que o convençam a contratar um treinador de cães (ou que convençam outra pessoa de que é uma boa ideia), apresentamos-lhe alguns que não pode ignorar.

1. Ensina-o a comunicar com o seu cão

Um treinador de cães certificado tem a formação e experiência necessária para interpretar a linguagem corporal dos cães. Para além disto, um treinador também terá a capacidade de lhe explicar o que a sua linguagem corporal e comportamento transmite ao seu cão e como é que o seu cão as interpreta.

Isto é importante porque, muitas vezes, uma má comunicação é o que está na origem de muitos problemas comportamentais. Assim, este profissional é capaz de fazer a ponte para que não haja falhas na sua comunicação com o seu cão e para que também consiga ser fluente em “cãozês”.

2. Identifica o problema e cria um plano de ação

Quando um cão ladra excessivamente, o objetivo não deve ser simplesmente ensinar o cão a deixar de ladrar. Quando um cão rói as pernas das cadeiras quando está sozinho em casa, o objetivo não deve ser simplesmente ensiná-lo a deixar de roer.

Para conseguir ajudar o cão a superar problemas comportamentais, é preciso primeiro identificar a causa desse comportamento. Roer, ladrar e saltar são apenas sintomas que o seu cão exibe.

Um treinador de cães é capaz de identificar o que está por trás desses comportamentos e ajudá-lo a perceber mais sobre a personalidade do seu cão. Desta forma saberá que características fazem parte da maneira de ser do seu cão e quais são indicadores de um problema comportamental.

Após identificar a origem do problema, o treinador será capaz de explicar como pode ajudar o seu cão e irá, em conjunto consigo, criar um plano de ação adequado a si e à sua rotina.

3. Um treinador de cães ajuda-o a manter a consistência

Quando um tutor decide começar a treinar o seu cão, a motivação está ao rubro. Já tem toda uma lista de truques que quer ensinar, tutoriais do YouTube para seguir e um armário cheio de biscoitos para motivar o seu amigo peludo.

Aquilo que em teoria parece fácil, na prática começa a tornar-se frustrante. O plano de treinar todos os dias durante 1 hora depressa passa apenas a 10 minutos por dia, depois a 10 minutos por semana até ao ponto em que desiste completamente de treinar. No entanto, para ser bem-sucedido é obrigatório que seja consistente.

Criar um plano de ação adequado a si e à sua rotina significa que este deve ser de simples de seguir e aplicar. Para além disto, o treinador de cães irá verificar regularmente se está a aplicar o plano da melhor forma e irá tirar quaisquer dúvidas que surjam pelo caminho.

cão no sofá a receber instruções

4. Permite obter resultados mais depressa

Este motivo acaba por ser uma consequência natural dos dois pontos descritos anteriormente. Ou seja, se está a trabalhar a causa que o levou a procurar um treinador e tem um plano de treino à sua aplica que aplica de forma consistente, será capaz de obter resultados muito mais depressa do que se tentasse fazer tudo sozinho.

Quando os tutores assumem a responsabilidade de treinar o seu cão sozinhos não só correm o risco de não estar a aplicar o método de treino mais eficaz para o seu caso específico, como ainda se arriscam a usar técnicas que prejudiquem o seu cão, acabando por agravar o problema existente ou criar novos problemas.

5. Cria oportunidades para o seu cão fazer exercício físico e mental

Quando sai de casa para ir trabalhar o seu cão fica sozinho em casa. No entanto, a maior parte dos cães são energéticos e brincalhões. Como eles são animais sociais, tendencialmente não brincam sozinhos e precisam de constante exercício físico e mental para gastarem toda a sua energia.

Quando não têm forma de gastar esta energia e passam muito tempo sozinhos em casa, quem sofre é a mobília. Por isso, um papel muito importante que um treinador de cães pode ter é o de ajudar o seu cão a gastar esta energia extra, mostrando-lhe exercícios que pode fazer com o seu cão ou que brinquedos usar para manter o seu entretido quando está sozinho.

Para além disto, uma boa sessão de treino é uma excelente maneira de gastar toda esta energia física, ao mesmo tempo que dá uma grande estimulação mental que irá deixar o seu cão cansado e feliz.

Contratar um treinador de cães pode pesar no orçamento familiar mas os seus benefícios tornam a convivência com um cão muito mais fácil. Isto faz com que esta decisão não se traduza uma despesa, mas sim um investimento num futuro tranquilo e feliz com o seu companheiro canino.

Com tanta informação que existe online sobre como cuidar de um cão, pode ser difícil perceber o que funciona melhor com o seu. Por isso, ter um profissional a quem pode recorrer com todas as suas dúvidas também ajuda a tirar a pressão dos seus ombros, para que não precise de perder horas em pesquisas intermináveis.