Este ano o seu gato vai consigo para uns dias em família nas festas de Natal e Ano Novo? Preparámos um guia prático para o ajudar a superar esta aventura.
Os gatos são animais muito caseiros e não adoram propriamente viagens. Por isso, para eles será sempre melhor ficarem em casa, num ambiente que conhecem bem. No entanto, no período das festas pode ser complicado conseguir alguém que olhe pelo seu gato enquanto está fora. É provável que os seus amigos também decidam visitar a família e os cat sitters e hotéis felinos são muito requisitados neste período, pelo que poderão já não ter disponibilidade caso decida viajar à última hora.
Se aconteceu consigo e a única alternativa é mesmo levar o seu gato, veja como organizar a viagem para que ele não fique ansioso e se sinta confortável.
Qual a melhor forma de transportar o seu gato?
A forma mais segura de viajar com o seu gato é usando uma transportadora rígida. Mesmo que viaje no seu próprio carro, nunca arrisque a transportá-lo solto. Além de ficar desprotegido caso haja uma travagem brusca, pode ir para a zona dos pedais e provocar um acidente ou fugir no momento em que abrir as portas do carro. Coloque a transportadora no piso do veículo por detrás dos bancos dianteiros ou, em alternativa, sobre o banco de trás presa com o cinto de segurança.
Para que a viagem seja confortável, ponha uma manta de que ele goste na transportadora e forre-a com um resguardo absorvente, fácil de trocar caso haja algum incidente durante a viagem. É importante que deixe também no interior um bebedouro que não derrame água para que se mantenha hidratado. Quanto à alimentação, os veterinários recomendam que não dê comida ao seu gato pelo menos nas duas horas anteriores à viagem para evitar vómitos.
Se tem mais do que um gato, é preferível levá-los em transportadoras separadas. Desta forma, têm mais espaço e evita que, caso um deles fique nervoso, contagie o outro. Nas paragens, não abra a transportadora quando as portas do carro estiverem abertas, nem deixe o gato sozinho no interior do veículo.
Checklist do que levar para as férias do seu gato
Pode parecer um exagero, mas o ideal é mesmo levar os acessórios do dia a dia a que o seu gato está habituado, como a caixa de areia, a cama, a comida e alguns brinquedos. Estar rodeado dos objetos que já conhece vai ajudá-lo a ambientar-se mais rapidamente e evita que tenha de ir às compras logo que chegue ao destino.
Se a caixa de areia que tem em casa for muito grande, pode optar por uma mais compacta só para estes dias, mantendo a areia. Da mesma forma, caso a caminha ocupe muito espaço no carro, leve apenas a manta ou as almofadas preferidas do seu gato. Quando chegar, poderá forrar a transportadora e usá-la para ele dormir.
Não se esqueça ainda de pôr na mala os documentos do seu gato, que podem fazer falta caso adoeça e seja necessário levá-lo a um veterinário, assim como algum medicamento que tome regularmente. Ainda no que respeita a medicação, se o seu gato enjoa ou é muito ansioso, fale com o veterinário sobre a possibilidade de receitar-lhe um medicamento que ajude a acalmar o stress provocado pela viagem.
E quando chegar ao destino?
Quando chegar, não force o seu gato a interagir com a sua família ou amigos. Leve-o para uma divisão mais afastada e deixe-o sair da transportadora e começar a explorar apenas quando estiver pronto.
Como é muito provável que a casa esteja cheia e haja bastante ruído, coloque a caminha, a caixa de areia e os brinquedos nessa divisão e deixe a porta aberta para que ele possa refugiar-se sempre que sentir necessidade. Fique também atento às portas e janelas por onde possa fugir.
Não se esqueça também dos cuidados gerais para que as festas sejam momentos seguros para os animais de estimação. Se a casa onde vai passar as festas tiver lareira ou a sua família costumar acender velas nesta época do ano, tenha cuidado para que não se queime. Procure também mantê-lo afastado da árvore de Natal e das iguarias desta quadra, que podem fazer-lhe mal.
Embora possa ser um pouco stressante viajar com o seu gato, com alguma paciência, é possível fazê-lo sem grandes sobressaltos e aproveitar esta época com toda a família reunida.
A melhor proteção para o seu animal de estimação
Subscreva o Seguro Fidelidade Pets que protege a saúde do seu cão ou gato, sem precisar de mudar de veterinário.
Quero Simular