Se tem um cão, um gato, um periquito, uma iguana ou qualquer outro animal de estimação, saiba que o dia 4 de outubro é um dia especial: desde 1931 que neste dia se comemora o Dia Mundial do Animal. Uma escolha que teve em conta o facto de este ser igualmente o dia de São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais. Por tudo isto, e porque o seu melhor amigo merece, eis cinco propostas para comemorar o dia de forma inesquecível.

O dia 4 de outubro é celebrado em vários países com iniciativas e eventos comemorativos e, como não podia deixar de ser, em Portugal também estão programadas iniciativas de norte a sul do país com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de proteger e respeitar os animais.

E para que possa celebrar este dia de forma especial partilhamos algumas ideias para surpreender o seu melhor amigo. Tome nota.

Ideia n.º 1: Visite um parque canino

Como dias não são dias, hoje deixe-o ficar sem trela num dos vários parques vedados para cães existentes de norte a sul do país. E vá sem pressas, para que o seu cão tenha tempo de sobra para socializar com outros cães e disfrutar das várias atividades e pistas de obstáculos que por certo vão encontrar.

No parque canino localizado no Jardim do Campo Grande, em Lisboa, encontra várias estruturas de madeira e cimento para que o seu cãopanheiro possa exercitar as patas num percurso de obstáculos numa zona relvada.

Ainda em Lisboa, e já na zona do Areeiro, mais precisamente no Jardim Fernando Pessoa, também encontra um parque canino com vários equipamentos para subir e descer, barreiras para saltar e túneis para explorar onde pode gastar as energias. A procura foi tanta que a freguesia do Areeiro inaugurou um segundo parque canino, em 2021, no Jardim Irmã Lúcia, na Praça de Londres.

Já na zona do Porto, a oferta é mais reduzida, mas ainda assim encontra um parque canino no Jardim Paulo Vallada/Jardim das Pedras com a particularidade de incluir dois espaços distintos: um com equipamentos de treino para cães de grande porte e outro para cães mais pequenos. Basta escolher o mais indicado.

E em Matosinhos podem visitar o Parque de Picoutos, um dos maiores parques caninos do distrito do Porto com equipamentos de agilidade, bebedouros, dispensadores de sacos do lixo e zonas de descanso com sombras.

Ideia n.º 2: Vá dar banho ao cão

Calma, não se trata de um insulto, mas uma sugestão diferente para assinalar o Dia Mundial do Animal: que tal aproveitar a data para mimar o seu cão ou gato com um bom banho ou uma sessão de grooming e tosquia, para ficarem cheirosos e com o pelo a brilhar?

Até já existem espaços com verdadeiros serviços de spa para cães e que incluem lavagem, secagem, limpeza de orelhas, tratamento de unhas e aplicação de perfume!

Se prefere ser o próprio a dar banho ao seu cão, também há essa possibilidade num dos vários espaços com serviços de self service e que lhe permitem poupar a banheira lá de casa. E nem precisa levar o champô, já que estes espaços disponibilizam os produtos que necessita para o banho, assim como todos os equipamentos para lavar e secar o pelo.

Ideia n.º 3: Mime-o com biscoitos

Qual é o cão que consegue resistir a uma guloseima? Poucos, é certo, então hoje faça-lhe a vontade e deixe-o comer um biscoito à vontade ou até mesmo um bolo especialmente feito a pensar no seu melhor amigo. Já existem empresas que fazem bolos especiais para cães com mensagens personalizadas e com ingredientes seguros para o seu animal de estimação.

Isto porque o chocolate pode ter um feito indesejável caso seja acidentalmente ingerido pelo seu animal de estimação devido à presença de teobromina, um ingrediente que os cães não conseguem metabolizar e que pode tornar-se tóxico. Por isso já sabe: nada de biscoitos de chocolate para o seu cãopanheiro.

gato a brincar com boneco em forma de rato

Ideia n.º 4: Ofereça-lhe um brinquedo novo

Tanto os cães como os gatos não resistem a um brinquedo novo, que podem funcionar às mil maravilhas para os ajudar a interagir com o tutor e a passar o tempo de forma mais divertida. Quer seja um peluche, uma bola para perseguir e apanhar ou uma pena para tentar caçar, qualquer uma destas opções vai fazer a delícia do seu cão ou gato.

E para elevar os momentos de brincadeira a uma nova fasquia, pode mesmo apostar em brinquedos cognitivos, que despertam o animal a interagir com o objeto, ou até brinquedos dispensadores de comida, que motivam o cão a tentar descobrir o que tem de fazer para conseguir comer a ração e assim ficar entretido enquanto está sozinho em casa.

Ideia n.º 5: Ofereça-lhe um seguro de saúde

Com a saúde não se brinca e no caso do seu animal de estimação, ter um seguro de saúde pode ser a garantia para ter acesso facilitado a cuidados de saúde de excelência sempre que o seu patudo necessitar de ajuda médica.

O seguro de saúde Fidelidade Pets está disponível em três modalidades: Pet 1, se apenas procura proteção contra possíveis danos causados pelo seu melhor amigo; Pet 2, que inclui despesas de saúde de rotina e proteção jurídica e Pet 3 para proteger o seu melhor amigo em caso de doenças graves e acidentes.

Independentemente de como escolha passar este dia, desfrute sobretudo da companhia e alegria do seu animal de estimação.