Já preparou a lista dos livros que gostaria de ler nestas férias? Em época de Feira do Livro, deixamos várias propostas para quem adora cães ou gatos.

Não importa qual o seu género literário de eleição. Pode ser adepto de romances históricos, vibrar com policiais, livros de autoajuda ou devorar biografias, mas caso tenha um ou vários animais de estimação, por certo que vai gostar de ler histórias sobre cães ou gatos e deixar-se arrebatar pela forma como encantam a vida de quem tem o privilégio de se cruzar no seu caminho.

Confira as nossas sugestões e faça (ou refaça) a sua lista literária para estas férias de verão.

 

História de um gato
Laura Agustí

Nesta narrativa autobiográfica somos convidados a acompanhar o percurso de Laura e do seu gato Oye, um siamês com quem partilhou 17 anos da sua vida. Tudo começa nos anos 1980, numa pequena aldeia espanhola, onde Laura cresceu a ler histórias sobre animais perto da lareira da casa dos avós, e continua em Barcelona, onde vai estudar Belas Artes, ao mesmo tempo que continua devota aos seus animais de estimação. Inclui curiosidades e conselhos para todos os amantes de gatos.

 

O Velho e o Gato
Nils Udddenberg

Nils Uddenberg, antigo professor universitário de Psiquiatria, nunca desejou ter um animal de estimação. Até ao dia em que se torna dono de uma gata tigrada que encontra no jardim da sua casa. Com humor e grande sentido de observação, relata como a sua vida mudou por completo a partir do momento em que a companheira felina entra na sua vida e relata os sentimentos que desperta em si, uma verdadeira surpresa para o autor, que se apaixona pela encantadora gatinha.

O Gato que Salvava Livros
Sosuke Natsukawa

Tudo começa numa livraria alfarrabista fundada pelo avô de Rintaro, um jovem tímido e introvertido que se vê subitamente sozinho após a morte do avô. O futuro da Livros Natsuki parece condenado, até ao dia em que surge no meio das pilhas de livros um gato malhado falante com um pedido especial. Precisa da ajuda de um verdadeiro amante de livros para uma missão muito importante: salvar livros das mãos de pessoas que os trataram mal, prenderam e traíram. Eis o início de três viagens mágicas que vão mudar a vida de Rintaro. Um romance que celebra os livros, os gatos e as pessoas que os adoram.

Memórias de um senhor gato
Isabel Agostinho-Diniz

Pussie, um gato com quase 21 anos, é o narrador de um conjunto de episódios de uma família do século XXI a braços com a perda do pai e a luta da mãe para cuidar dos filhos adolescentes. O gato narra os acontecimentos das personagens, humanas e não humanas, consoante as perspetivas que quer mostrar ao leitor. Alegrias e desilusões, questões filosóficas à volta da vida e da morte, da fé e da espiritualidade, escolhas e contratempos de uma pandemia são alguns dos temas que levam o leitor a refletir.

Um Gato em Tóquio
Nick Bradley

No bairro de Asakusa, Tóquio, uma rapariga entra numa pequena loja com um pedido especial: que o tatuador use as tintas mais vivas para desenhar Tóquio nas suas costas, mas sem a presença de humanos. Após aceitar o desafio, o tatuador não resiste a tatuar um gato à frente da estátua de Hachiko, mas na sessão seguinte qual não é o seu espanto quando se apercebe que o gato mudou de lugar e está escondido atrás de um prédio. O que não sabe é que, desde o dia que o desenhou, há um gato que vagueia por Tóquio e que encontra pessoas com histórias de vida muito diferentes, e que aquele felino é uma espécie de força que os motiva a procurar o verdadeiro sentido das escolhas e da vida.

O cão que esperava
Lluiís Prats e Zuzanna Celej

Alerta spoiler: vão buscar os lenços de papel! Tudo começa quando Ueno, um professor da Universidade de Tóquio, decide levar um cão para casa para oferecer à filha. No entanto, é entre os dois que acaba por se criar uma relação muito especial. Hachiko torna-se o melhor amigo de Ueno e todos os dias faz questão de o acompanhar até à estação de comboio, qual fiel companheiro, e espera que ele regresse ao final da tarde. Até que um dia Ueno não aparece. Será que vão voltar a reencontrar-se? Um livro premiado inspirado numa história real e que tem comovido os leitores um pouco por todo o mundo.

O luto por um animal de estimação
Millie Jacobs

Neste guia para superar a perda de um animal de estimação, a autora, terapeuta britânica especializada em luto e trauma, recorre a testemunhos de pessoas que passaram por uma dor semelhante, bem como à sua própria experiência com animais, para lidar com uma morte que abala de forma tão profunda. Apresenta ainda um programa de 31 dias no qual acompanha os donos (crianças incluídas), ajudando a lidar com as emoções e a ultrapassar a perda e uma dor silenciosa, solitária e frequentemente incompreendida.