A 11ª edição do Pet Festival - Festival da Família e dos Animais de Companhia decorreu no fim de semana de 27 a 29 de janeiro, na FIL – Parque das Nações, em Lisboa, e voltou a ser um verdadeiro ponto de encontro para os amigos dos animais de companhia.

Isabel Silva marcou presença com o seu inseparável Caju e sublinhou a importância de ter um seguro de saúde animal para garantir o bem-estar dos melhores amigos de quatro patas.

Se aproveitou o fim de semana de 27 a 29 de janeiro para passear no Parque das Nações, em Lisboa, por certo que não terá ficado indiferente à presença de várias pessoas a passear com os seus animais de estimação.

Mas mais do que um simples passeio de fim de semana, foram muitos os que aproveitaram os dias livres para visitar o Pet Festival - Festival da Família e dos Animais de Companhia e ficar a conhecer todas as novidades para animais de estimação. E não estamos a falar apenas de cães e gatos, mas também de aves, répteis e até insetos.

Promovido pela Fundação AIP, este é o único grande evento em Portugal onde se promove a visita com os animais de companhia e onde os participantes são desafiados a experimentar várias atividades, desportivas e formativas, que por norma só estão acessíveis a animais de competição e a criadores especializados, como workshops de obediência e agilidade.

Este ano, todos os participantes puderam ver de perto o maior aquário móvel da Europa, com várias espécies de peixes, interagir com os mais variados animais de quinta e descobrir várias curiosidades sobre pequenos mamíferos, aves, répteis ou até entender melhor a vida das formigas, com destaque para vários formigueiros didáticos.

Paixões que não envelhecem

Na edição deste ano, o Pet Festival associou-se à Animallife para promoverem em conjunto a nova campanha de sensibilização contra o abandono de animais idosos.

Denominada “Paixões não Envelhecem”, a campanha tem como objetivo alertar para uma realidade a que ninguém pode ficar indiferente: o abandono dos animais de companhia quando atingem a idade sénior, que também foi o tema da 11ª edição do Pet Festival.

“Era impossível não nos associarmos a uma causa tão nobre como esta e vamos mesmo alinhar a nossa comunicação com a da Animalife, sendo que o tema da edição de 2023 será também "Paixões não Envelhecem", potenciando esta mensagem e ficamos muito orgulhosos de podermos contribuir para ajudar nesta causa”, referiu Bruno Ferreira, gestor do Pet Festival, em comunicado.

Em Portugal, por dia são abandonados cerca de 119 animais, segundo dados oficiais. E os mais velhos não escapam a esta estatística. A idade avançada é um dos motivos para entrega de cães e gatos em abrigos, onde acabam por passar os últimos dias de vida longe de quem gostam, muitas vezes confinados.

A Animalife assumiu a coordenação do Parque Pedagógico no Pet Festival, um espaço dedicado às entidades de proteção animal e à sensibilização do público para todas as questões relacionadas com a importância da adoção e do bem-estar animal.

Isabel Silva e o seu cão Caju

Seguro de saúde animal: a almofada financeira

Tal como em edições anteriores, o Fidelidade Pets voltou a marcar presença no Pet Festival para dar a conhecer a todos os visitantes as principais vantagens de ter um seguro de saúde para todos os amigos de quatro patas, com destaque para o desconto de 15% nas subscrições efetuadas até ao final do mês de janeiro.

Além disso, graças à presença de uma médica veterinária no espaço Fidelidade Pets, todos os visitantes tiveram oportunidade de realizar um check-up gratuito aos seus animais de estimação.

A apresentadora Isabel Silva marcou presença no primeiro dia do Pet Festival com o seu inseparável Caju e sublinhou a importância de ter um seguro de saúde para garantir o bem-estar do animal de estimação.

“Ter um cão é caro e é importante que todos tenham consciência disso. Para ter um animal de estimação é fundamental – e até devia ser obrigatório – ter um seguro de saúde para animais porque se em algum momento o animal tem um problema de saúde, o tratamento pode ficar caríssimo”, lembra a apresentadora.

Na opinião de Isabel Silva, “quando decidimos ter um cão temos de pensar que ele precisa de um seguro de saúde pois se acontecer algum problema de saúde, essa é uma situação que vai mexer com o nosso orçamento e depois é mais complicado de resolver”.

“Com um seguro de saúde para animais é como ter uma espécie de almofada financeira. Temos de ter a noção que ter um cão é um investimento, tanto de tempo, como de dinheiro. Logo, antes de pensar em adotar um cão, é necessário pensar duas vezes”, para garantir que tem tudo o que é necessário ao seu bem-estar.

 

Pet Festival em números

Anualmente, participam em cada edição do Pet Festival cerca de:

  • 160 expositores
  • 3000 animais em exposição
  • 20 mil visitantes, dos quais 4000 com os seus animais de estimação
  • 99% ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com a visita ao Pet Festival
  • 100% recomendaria o evento a familiares e/ou amigos

 

Créditos Ilustração: Pet Festival