Venerados no antigo Egipto por serem considerados criaturas mágicas e símbolos de boa sorte, hoje em dia os gatos pretos ainda estão associados a várias superstições, razão pela qual ficam muitas vezes esquecidos nos gatis e são dos últimos a ser adotados. Uma vez que já não vivemos na Idade Média, não estará já na altura de mudar de mentalidades?

São muitas as lendas e estórias que associam os gatos pretos a propagadores de azar, a criaturas associadas à má sorte ou a muitas outras superstições. Mas de onde vem esta ideia que leva muitos a ainda acreditar que só pela coloração do seu pelo, estes gatos são terríveis símbolos de azar? Vamos ter de recuar no tempo para perceber a origem das lendas e superstições.

Do sagrado ao profano

Se no Antigo Egipto os gatos eram considerados criaturas sagradas por ajudarem a combater as pragas que destruíam as plantações de cereais (leia-se ratos), os gatos pretos tinham um significado muito especial e eram mesmo símbolo de proteção.

Representados pela figura de Bastet, a deusa egípcia da reprodução e do amor, defensora das mulheres e dos lares, era vista quase como Vénus e protegia a fertilidade e os felinos. Quando se pretendia acentuar o caráter de fertilidade, representava-se a deusa rodeada de pequenos gatinhos.

Assim, no Antigo Egipto, acreditava-se que os gatos eram a reencarnação da deusa Bastet, daí serem tratados como criaturas mitológicas. Fazer mal a qualquer gato era mesmo considerado um pecado imperdoável contra a deusa, além de um mau presságio. Em todas as casas e templos havia sempre um gato preto, que era visto como atração de boa sorte e símbolo da deusa, pelo que chegavam a ser mumificados após a sua morte.

Temos de avançar até à Idade Média, época marcada por uma forte superstição e febre religiosa, para encontrar a origem dos mitos de azar e má sorte associados aos gatos pretos, altura em que se acreditava que eram bruxas transformadas em gatos. Daí que cruzar o seu caminho só poderia significar má sorte.

Bruxas e gatos pretos

É nesta altura que o gato preto ficou associado à feitiçaria e bruxaria, pois acreditava-se que as bruxas se aproveitavam da forma animal para conseguirem passar despercebidas durante a noite, o que constituía um disfarce perfeito para as ações de espionagem.

Esta ideia ganhou ainda mais força graças aos próprios comportamentos dos felinos e dos seus hábitos noturnos, caminhar silencioso e olhos brilhantes. Ou seja, tudo parecia suspeito. Acreditava-se que tinham poderes de magia negra e eram possivelmente a encarnação do diabo. No século XV, o papa Inocêncio VIII (1432-1492) chegou mesmo a incluir os gatos pretos na lista de perseguidos pela Inquisição.

fidelidade gato preto

Uma questão de… melanina!

Para perceber de uma vez por todas o porquê da coloração preta do gato temos de perceber como a cor da sua pelagem é formada. Para isso é importante recordar alguns conceitos de biologia, nomeadamente a melanina e os genes.

A melanina é a proteína responsável pela pigmentação da pelagem dos gatos, o que é definido com base na quantidade de eumelanina e feomelanina (componentes da coloração).

Enquanto a primeira é responsável por cores como o castanho e o preto, a segunda é a que define a produção dos tons de vermelho. Já a mistura dessas cores também pode ser responsável por desencadear outros tipos de pelagem. Nestes casos, estamos a falar dos gatos cinza, cremes ou laranja.

A informação genética da melanina fica armazenada nos genes X do gato, uma molécula de DNA que contém várias informações genéticas.

Os últimos a serem adotados

Só por uma questão de superstição baseada na coloração do seu pelo, os gatos pretos são mais difíceis de serem adotados e ficam muitas vezes esquecidos nos gatis. Pesquisas feitas pela American Society for the Prevention of Cruelty to Animals revelaram que um dos motivos para que os animais de cor preta sejam rejeitados na altura da adoção está relacionada com superstições e com a ideia de que o gato preto é sinal de azar.

E caso não saiba, existem evidências científicas que sugerem que os gatos pretos podem ser geneticamente mais resistentes a algumas doenças. Tudo porque o gene que faz com que a pelagem do gato fique preta também pode garantir outras formas de combater doenças.

 

Verdade ou mentira?

Se ainda está na dúvida em adotar um gato preto, esclarecemos mais alguns mitos para que não restem dúvidas:

Os gatos pretos não são instagramáveis – Mentira.

Basta preparar o cenário para que consiga boas fotografias com o seu gato preto. Experimente ambientes mais claros, para gerar contraste, e tire partido dos seus olhos amarelados ou esverdeados.

Os gatos pretos são maus – Mentira.

Tal como todos os animais, se se sentirem encurralados ou com medo vão reagir. Isto é comum a todos e não está relacionado com a sua cor.

Os gatos pretos não deveriam estar para adoção em outubro – Verdade.

Alguns abrigos suspendem a adoção dos gatos pretos em outubro devido ao receio de práticas associadas ao Dia das Bruxas.