Antes de adotar um cão de raça, mais importante do que uma questão de gosto pessoal é perceber quais as características predominantes de determinada raça e se se adequa ao seu estilo de vida atual. Será que necessita de muito treino? Como é o seu temperamento? É fácil de treinar? Siga as sugestões e descubra o seu match perfeito.
A grande diversidade de raças de cães que existem – mais de 300 raças em todo o mundo – é o resultado de vários cruzamentos feitos pelo Homem na procura de cães com características físicas específicas ou com um tipo de personalidade mais adequado à função a desempenhar.
Como cada raça tem as suas especificidades próprias, é natural que se fique um pouco perdido na altura de eleger qual a que melhor se adequa a um determinado estilo de vida ou a uma certa personalidade.
Todos os cães têm a uma personalidade própria, mas alguns instintos ou comportamentos já nascem naturalmente com eles e podem ter de ser treinados para se adequar melhor algum tipo de comportamento que já possa ter nascido com eles.
Se o tutor é um desportista nato, adora desportos ao ar livre e está sempre pronto para uma nova aventura, o melhor será optar por uma raça que necessite de muito estímulo físico e treino diário, mas se vive para o trabalho e tem pouco tempo livre, o melhor será optar por uma raça de porte mais pequeno, e que se adapte melhor a uma vida mais caseira.
Está preparado para conhecer o seu match perfeito?
Desportista: Border Collie
Se a simples ideia de ficar em casa no sofá a ver uma série o aborrece, se não consegue estar quieto e se está sempre a planear qual vai ser a próxima aventura, a próxima corrida ou a próxima prova de montanha, não podia ter encontrado um companheiro mais perfeito.
Famoso pela sua inteligência canina, o Border Colie é muito ativo, não sabe estar quieto e foi criado para guiar rebanhos, mas quem diz ovelhas, diz um tutor que lhe saiba dar comandos para obedecer. É muito fácil de treinar, mas necessita de um tutor experiente e que consiga acompanhá-lo nos treinos para gastar toda esta energia.
Também fará match com: Boxer, Pastor Alemão, Weimaraner
Extrovertido: Golden Retriever
O sentimento de viver a vida de forma positiva, a paixão por pessoas e a necessidade de ajudar o próximo fazem com que as pessoas naturalmente mais extrovertidos sejam mais felizes ao lado de cães Golden ou Labrador Retriever, raças amigáveis, afetuosas e carinhosas, que por estas e outras características estão entre as mais populares do mundo. Apesar do seu grande porte, são ótimos cães de família e grandes amigos de crianças, já que adoram participar em todas as brincadeiras.
Graças à sua personalidade amigável e sociável, o Golden Retriever é uma raça que se relaciona bem com outras pessoas e com outros animais, adora companhia, mas o seu lado brincalhão e energético faz com que tenha de o exercitar diariamente para que possa gastar toda a energia.
Também fará match com: Boxer, Labrador Retriever, Beagle
Tutor sem experiência: Labrador
Algumas raças são mais adequadas para quem nunca passou pela experiência de ter um cão, ao contrário de outras que que necessitam de tutores com tempo e experiência prévia para os treinar da forma mais adequada.
Se procura um cão que tanto o acompanha para dar um passeio, como fica satisfeito no sofá da sala, que adora socializar e que pode ser o melhor amigo das crianças, o Labrador Retriever pode ser a raça ideal. Calmos e afetuosos, são muito fiéis aos seus tutores, que devem ter tempo para dar longos passeios, o que pode ajudar a contrariar a tendência que têm para ganhar peso.
Também fará match com: Basset Hound, Galgo, Shih Tzu
Introvertido: Shiba Inu
Se é feliz da vida em casa a ler ou a ver séries na Netflix, e tem uma lista de poucos, mas bons amigos, o Shiba Inu pode ser uma das raças indicadas para si já que são independentes, calmos e podem ser bastante reservados com estranhos, tendo um instinto natural para proteger a casa e a família.
Têm tendência a ser desconfiados com estranhos e para formar laços íntimos com o tutor, que deve ter alguma experiência com cães já que é uma raça que necessita de treino e exercício para se manter saudável. Por isso já sabe: vai ter de sair algumas vezes de casa para o passear.
Também fará match com: Akita, Lhasa Apso, Shar-Pei
Workaholic: Chihuahua
Se o seu foco é o trabalho, se passa o dia em reuniões e se tem pouco tempo livre, talvez a decisão de ter um cão não seja a mais aconselhável nesta fase. Por certo que não irá ter tempo para passeá-lo e dar-lhe a atenção que merece e até pode desenvolver problemas comportamentais por passar demasiado tempo sozinho em casa.
Mas se ainda assim está decidido em avançar com a decisão, pois até quer ter um motivo para abrandar no ritmo de trabalho e tem onde o deixar durante o dia, o Chihuahua pode ser uma boa opção. Pela sua pequena estatura não necessita de muito exercício e a necessidade de escovagem é mínima, pelo que não tem de se preocupar muito com esta parte.
E o seu match? Se nenhuma destas opções for do seu agrado, talvez seja o momento de aceitar que talvez o que realmente quer... é um gato.
A melhor proteção para o seu animal de estimação
Subscreva o Seguro Fidelidade Pets que protege a saúde do seu cão ou gato, sem precisar de mudar de veterinário.
Quero Simular