Antes de adotar um cão de raça, mais importante do que uma questão de gosto pessoal é perceber quais as características predominantes de determinada raça e se se adequa ao seu estilo de vida atual. Será que necessita de muito treino? Como é o seu temperamento? É fácil de treinar? Siga as sugestões e descubra o seu match perfeito.

A grande diversidade de raças de cães que existem – mais de 300 raças em todo o mundo – é o resultado de vários cruzamentos feitos pelo Homem na procura de cães com características físicas específicas ou com um tipo de personalidade mais adequado à função a desempenhar.

Como cada raça tem as suas especificidades próprias, é natural que se fique um pouco perdido na altura de eleger qual a que melhor se adequa a um determinado estilo de vida ou a uma certa personalidade.

Todos os cães têm a uma personalidade própria, mas alguns instintos ou comportamentos já nascem naturalmente com eles e podem ter de ser treinados para se adequar melhor algum tipo de comportamento que já possa ter nascido com eles.

Se o tutor é um desportista nato, adora desportos ao ar livre e está sempre pronto para uma nova aventura, o melhor será optar por uma raça que necessite de muito estímulo físico e treino diário, mas se vive para o trabalho e tem pouco tempo livre, o melhor será optar por uma raça de porte mais pequeno, e que se adapte melhor a uma vida mais caseira.

Está preparado para conhecer o seu match perfeito?

Desportista: Border Collie

Border Collie a correr no campo

Se a simples ideia de ficar em casa no sofá a ver uma série o aborrece, se não consegue estar quieto e se está sempre a planear qual vai ser a próxima aventura, a próxima corrida ou a próxima prova de montanha, não podia ter encontrado um companheiro mais perfeito.

Famoso pela sua inteligência canina, o Border Colie é muito ativo, não sabe estar quieto e foi criado para guiar rebanhos, mas quem diz ovelhas, diz um tutor que lhe saiba dar comandos para obedecer. É muito fácil de treinar, mas necessita de um tutor experiente e que consiga acompanhá-lo nos treinos para gastar toda esta energia.

Também fará match com: Boxer, Pastor Alemão, Weimaraner


Extrovertido: Golden Retriever

dois Golden Retriever na relva

O sentimento de viver a vida de forma positiva, a paixão por pessoas e a necessidade de ajudar o próximo fazem com que as pessoas naturalmente mais extrovertidos sejam mais felizes ao lado de cães Golden ou Labrador Retriever, raças amigáveis, afetuosas e carinhosas, que por estas e outras características estão entre as mais populares do mundo. Apesar do seu grande porte, são ótimos cães de família e grandes amigos de crianças, já que adoram participar em todas as brincadeiras.

Graças à sua personalidade amigável e sociável, o Golden Retriever é uma raça que se relaciona bem com outras pessoas e com outros animais, adora companhia, mas o seu lado brincalhão e energético faz com que tenha de o exercitar diariamente para que possa gastar toda a energia.

Também fará match com: Boxer, Labrador Retriever, Beagle

Tutor sem experiência: Labrador

Labrador sentado na relva

Algumas raças são mais adequadas para quem nunca passou pela experiência de ter um cão, ao contrário de outras que que necessitam de tutores com tempo e experiência prévia para os treinar da forma mais adequada.

Se procura um cão que tanto o acompanha para dar um passeio, como fica satisfeito no sofá da sala, que adora socializar e que pode ser o melhor amigo das crianças, o Labrador Retriever pode ser a raça ideal. Calmos e afetuosos, são muito fiéis aos seus tutores, que devem ter tempo para dar longos passeios, o que pode ajudar a contrariar a tendência que têm para ganhar peso.

Também fará match com: Basset Hound, Galgo, Shih Tzu

 

Introvertido: Shiba Inu

Shutterstock_718928341

Se é feliz da vida em casa a ler ou a ver séries na Netflix, e tem uma lista de poucos, mas bons amigos, o Shiba Inu pode ser uma das raças indicadas para si já que são independentes, calmos e podem ser bastante reservados com estranhos, tendo um instinto natural para proteger a casa e a família.

Têm tendência a ser desconfiados com estranhos e para formar laços íntimos com o tutor, que deve ter alguma experiência com cães já que é uma raça que necessita de treino e exercício para se manter saudável. Por isso já sabe: vai ter de sair algumas vezes de casa para o passear.

Também fará match com: Akita, Lhasa Apso, Shar-Pei

Workaholic: Chihuahua

Chihuahua a correr pelo campo
Se o seu foco é o trabalho, se passa o dia em reuniões e se tem pouco tempo livre, talvez a decisão de ter um cão não seja a mais aconselhável nesta fase. Por certo que não irá ter tempo para passeá-lo e dar-lhe a atenção que merece e até pode desenvolver problemas comportamentais por passar demasiado tempo sozinho em casa.

Mas se ainda assim está decidido em avançar com a decisão, pois até quer ter um motivo para abrandar no ritmo de trabalho e tem onde o deixar durante o dia, o Chihuahua pode ser uma boa opção. Pela sua pequena estatura não necessita de muito exercício e a necessidade de escovagem é mínima, pelo que não tem de se preocupar muito com esta parte.

E o seu match? Se nenhuma destas opções for do seu agrado, talvez seja o momento de aceitar que talvez o que realmente quer... é um gato.