Se tem gatos em casa, apostamos que trava uma batalha quase diária para livrar-se dos pelos que insistem em surgir um pouco por todo o lado. Contudo, manter a casa limpa não tem de ser uma missão impossível.
Dos cuidados a ter com o animal a algumas dicas de limpeza, descubra como controlar o pelo que o seu gato vai deixando pela casa.
"Missão Combate ao Pelo" - comece no seu gato
Todos os gatos soltam pelos e não há forma de evitá-lo. O processo de queda é natural e é através dele que a pelagem do animal se mantém saudável e bonita. No entanto, há formas de controlar um pouco a quantidade de pelos que libertam.
1. Escovagem
A escovagem regular (uma a duas vezes por semana) ajuda a reduzir significativamente a quantidade de pelos mortos que o gato solta para o chão e outras superfícies, como o seu sofá favorito. Escolha uma escova adequada que não lesione a pele do animal e escove com cuidado as zonas mais sensíveis.
Alguns gatos adoram ser escovados e até pedem ao tutor que o faça. Outros não gostam tanto e é preciso um pouco mais de paciência para que apreciem esse momento. Se for o caso do seu gato, tente criar uma rotina de escovagem para que ele se vá habituando a ser escovado.
Além de reduzir a quantidade de pelo espalhada pela casa, a escovagem mantém a pelagem saudável e ajuda a evitar a formação de bolas de pelo no estômago do gato.
2. Alimentação
Uma alimentação de qualidade e equilibrada também influencia a quantidade de pelo que o gato liberta. Se a queda lhe parecer excessiva, converse com o seu veterinário para assegurar que não existe nenhum problema de saúde e que a dieta do seu gato lhe assegura todos os nutrientes necessários. Existem inclusive rações que ajudam a manter a pele e o pelo saudáveis. O veterinário poderá recomendar a mais adequada ao seu gato.
Torne a sua casa mais fácil de limpar
Ainda que a escovagem e a alimentação ajudem a diminuir a queda, não vão evitá-la totalmente. Por isso, o segundo passo no plano de controlo do pelo de gato em casa passa por fazer alguns ajustes ao próprio espaço:
- Escolha tecidos que agarrem menos pelos e sejam fáceis de limpar para os sofás, almofadas e tapetes. Em alternativa, poderá proteger os sofás (e outros locais confortáveis onde o seu gato adore estar) com capas que possam ser removidas e lavadas na máquina.
- Crie uma zona confortável para ele dormir e tente habituá-lo a descansar sempre no mesmo local. Pode ser um desafio, mas desta forma os pelos ficam mais concentrados e a limpeza torna-se mais simples.
Limpe com as ferramentas certas
Outro aspeto que ajuda bastante é escolher as ferramentas de limpeza certas para que os pelos não acumulem. Estas são as nossas sugestões para o ataque ao pelo em casa:
- 1. Aspirador
O aspirador é fundamental para limpar as superfícies maiores, como o chão, sofás e tapetes. Após aspirar, poderá lavar o piso com água e detergente para recolher os pelos que o aspirador possa não ter apanhado. Os aspiradores robô também são úteis para ajudar a manter a casa limpa no dia a dia sem passar tanto tempo a aspirar. Outra boa opção é ter uma mopa e passá-la regularmente no chão para evitar que os pelos se acumulem.
- 2. Rolos e escovas para limpar tecidos
Pegou no seu gato ao colo e agora está coberto de pelos? Os rolos e escovas para limpar tecidos são ótimos para retirar pelos da roupa, assim como de sofás, almofadas e tecidos em geral.
Se não tiver um rolo ou escova à mão pode usar uma luva de borracha. Humedeça-a ligeiramente e passe-a no tecido sempre no mesmo sentido. Esse movimento gera eletricidade estática e atrai os pelos.
- 3. Máquina de lavar roupa
Embora já existam máquinas com programas especiais para remover pelos de animais, antes de colocar a roupa na máquina de lavar, tenha sempre o cuidado de retirar o máximo de pelo possível. Caso contrário, irá espalhá-lo para as outras peças que lavar em conjunto.
Caso use a máquina para lavar a caminha do seu gato, não se esqueça de no final limpar o tambor e higienizar regularmente a máquina para evitar que os pelos passem para a roupa que lavar de seguida.
Em suma, quem vive com gatos, sabe que quase nada escapa aos seus pelos. Não prometemos que estes conselhos os eliminem de vez, mas asseguramos que vai poder sentar-se no seu sofá sem ficar completamente coberto com pelo do seu amigo.
A melhor proteção para o seu animal de estimação
Subscreva o Seguro Fidelidade Pets que protege a saúde do seu cão ou gato, sem precisar de mudar de veterinário.
Quero Simular