Muita água fresca à disposição, guloseimas geladas ou cubos de gelo para brincar são alguns truques que podem ajudar a manter o seu gato fresco este verão. E não se esqueça de o escovar com regularidade. Ele certamente agradece.

Com a chegada do verão e das temperaturas mais elevadas, está na altura de pensar no conforto do seu gato, que vai ficar em casa enquanto o tutor desfruta de um dia na praia ou no campo.

Tal como os humanos, os gatos também sofrem com o calor, em especial algumas raças que, pelas suas características, podem ter maior dificuldade em lidar com as temperaturas elevadas, caso das raças braquicéfalas (nariz curto) ou de pelo comprido.

E apesar de os gatos serem subtis e dificilmente mostrarem o seu desconforto, como passam a maior parte do tempo em casa (e algum desse tempo a apanhar banhos de sol) existem alguns cuidados que convém não esquecer para os manter frescos e saudáveis, especialmente se mostrarem inquietude, respiração acelerada e salivação, sinais de que o calor os está a incomodar. Por isso, tome nota.

1. Aplique protetor solar

Sim, os gatos adoram sol e não resistem a aproveitar uma nesga de luz, mas algumas raças, em especial os gatos brancos ou com pelagem clara, podem sofrer de queimaduras solares. 

Aplique um protetor solar especificamente indicado para animais de estimação em zonas como o nariz, as orelhas e a barriga, e evite que permaneçam ao sol nos períodos de maior calor, ou quando os raios de sol estão mais fortes, nomeadamente entre as 11h e as 15h.

Se o seu gato tem acesso à rua, não se esqueça de garantir que existem zonas de sombra onde se possa abrigar e que tem vários bebedouros à sua disposição para matar a sede.



2. Mantenha o gato fresco

Durante o dia feche as janelas e mantenha as cortinas fechadas, para evitar que a casa se torne demasiado quente. Se tem ar condicionado, ou uma simples ventoinha, ligue-os nos dias de maior calor para criar um ambiente bem ventilado, em que o gato se sinta confortável.

Outra estratégia passa por criar um verdadeiro oásis refrescante no local de descanso preferido do seu gato. Como? Basta colocar uma simples garrafa de plástico com água no congelador. Assim que estiver gelada, embrulhe-a num pano ou numa toalha e coloque-a perto do local de eleição do seu gato. Desta forma, vai poder refrescar-se sempre que for necessário (certifique-se apenas que a garrafa está bem vedada e que não perde água).

E apesar da maioria não gostar de se molhar, pode humedecer uma toalha e passá-la pelo gato, da cabeça até às costas, pois ajuda-o não só a refrescar-se, como também a relaxar.


artigo 2_foto 2_730

3. Atenção à hidratação

Para evitar que o gato fique desidratado, espalhe vários recipientes com água fresca pela casa (pode até colocar alguns cubos de gelo na água), de preferência em locais diferentes dos recipientes da comida. É que os gatos não gostam de beber água no mesmo local onde comem.

Pode optar por colocar cubos de gelo num dos bebedouros e deixar outro com água ao natural, já que se a água estiver muito fria o gato pode não a querer beber. E prefira recipientes grandes de vidro, cerâmica ou metal, em vez dos de plástico, pois no verão este material pode alterar o sabor da água.

Alguns gatos são particularmente fãs de água corrente e gostam de beber diretamente da torneira do lavatório ou do lava-loiça. Se for o caso, para evitar deixar a torneira aberta o dia inteiro (a sua carteira e o ambiente agradecem) considere comprar uma fonte de água para estimular o gato a beber com mais regularidade.


4. Lanche gelado

Coloque a sua criatividade à prova e prepare pequenos chupa-chupas gelados com os sabores preferidos do seu gato, seja com comida húmida, paté de atum ou caldo de galinha. Isso vai mantê-los entretidos e frescos.

Em alternativa, deixe-o brincar com cubos de gelo pelo chão, uma excelente opção para arrefecerem as patas, onde absorvem e perdem calor.

Para aumentar a hidratação do gato também pode intercalar a ração habitual com algumas latas de comida, já que contêm um nível de humidade muito maior.


5. Escove-o com mais regularidade

Por certo já reparou que o seu gato perde muito mais pelo no verão e que também se lambe com muito mais regularidade. É que esta é uma das táticas dos felinos para os ajudar a arrefecer o corpo, por isso convém que o escove diariamente não só para remover o pelo morto, como também para que se sinta mais confortável.

No caso de raças de pelo longo, pode considerar fazer uma visita ao seu tosquiador preferido. Pode fazer uma grande diferença para enfrentarem os dias de maior calor.