Quando se adota um cão pela primeira vez é natural que os tutores se deixem levar pelo entusiasmo, fazendo com que se esqueçam de comprar algumas coisas que são essenciais ter em casa.

Apesar dos cães não serem materialistas e ficarem felizes apenas com o nosso carinho, há algumas coisas que eles até agradecem ter por perto como uns brinquedos ou uma cama quentinha só para eles.

Por isso, para que não se esqueça de nada e prepare a chegada do novo membro da sua família, partilhamos uma lista de compras que pode seguir e que é essencial para quem adota um cão pela primeira vez.

1. Comida e recipiente hermético

Claro que a comida tinha de ser a primeira da lista. Bem mais essencial que este não existe e pode parecer muito óbvio mas muitos tutores têm tendência para adiar esta compra porque querem dedicar algum tempo a pesquisar qual é a melhor ração para o seu cão.

Para começar, é recomendável que continue a dar a mesma ração que o seu cão tem comido. Se mais tarde quiser mudar a alimentação, deve fazer a transição de forma gradual. Sem este período de transição o seu cão pode sofrer algum problema digestivo.

Para além da comida, é importante que tenha um recipiente próprio onde a guardar para evitar que insetos, ratos ou outras criaturas invadam e contaminem a comida do seu cão.

2. Tigelas para a comida e água

De seguida, é preciso ter onde colocar a comida e água para o seu cão. Claro que pode improvisar e usar umas tigelas que tenha em casa, mas esta nunca é uma solução permanente e ideal.

Geralmente, as tigelas em aço inoxidável são a melhor opção. Para além de serem fáceis de limpar, o seu cão não as conseguirá roer. Outra opção são as tigelas de cerâmica com revestimento de esmalte sem chumbo. O mais importante é que evite usar tigelas de plástico, já que é um material poroso que pode facilmente acumular germes.

3. Coleira e trela (ou arnês)

Sempre que estiver na rua com o seu cão é importante que ele esteja sempre com uma coleira e à trela. A trela deve ser resistente e permitir-lhe segurar o seu cão para que ele não me meta em sarilhos.

É importante que tenha uma coleira ou um arnês adequados ao tamanho do seu cão. Não devem ficar demasiado apertados de forma a que seja desconfortável nem demasiado largos de forma a que o seu cão se consiga escapar deles.

Para além da argola para prender a trela, também é aconselhável que na coleira tenha uma etiqueta com o seu número de telemóvel. Desta forma, na eventualidade de o seu cão se perder e alguém o encontrar, poderá entrar em contacto consigo facilmente.

mão a trela e cão

4. Sacos higiénicos

Para além de ser obrigatório por lei, os dejetos dos cães devem ser apanhados para evitar transmissão de parasitas ou outras doenças infecciosas. Para o fazer, deve-se fazer acompanhar de sacos higiénicos, idealmente uns que sejam amigos de ambiente e capazes de se decompor.

Se o seu cão ainda é um cachorro e precisa de aprender a fazer as necessidades apenas na rua, pode precisar de comprar também uns resguardos higiénicos onde ele possa fazer as necessidades dentro de casa.

5. Cama

O seu cão precisa de um sítio confortável para dormir. Existem camas de cães de todos os tamanhos e feitios, desde uma caixa de cartão forrada com tecido a camas que mais parecem peças de decoração.

Se o seu cão ainda é um cachorro opte por uma cama simples até que ele aprenda a direcionar os hábitos de roer para os brinquedos apropriados. Até lá, a cama será um dos objetos a sofrer com esta fase de crescimento.

6. Material de higiene

Os tutores de cães precisam de se dedicar um pouco mais à higiene dos seus patudos do que os tutores de gatos. Mas para além de ser importante para a saúde do seu cão ajudá-lo a manter-se limpo e asseado, os momentos em que cuida dele também são excelentes oportunidades para fortalecer o laço entre os dois.

Os materiais de higiene comuns que deve ter em casa são o champô, escova para o pelo, corta unhas, escova de dentes e pasta de dentes. Todo este material deve ser comprado especificamente para o seu cão, já que são muito diferentes dos que nós usamos, em especial a pasta de dentes. A pasta de dentes dos humanos muitas vezes contém xilitol, que é tóxico para cães.

Cães de pelo comprido podem precisar de mais material para cuidar do pelo ou então de sessões de tosquia regulares nas mãos de profissionais.

7. Brinquedos

Existem imensos brinquedos para cães, com diferentes tamanhos, formas, texturas e até sons. É muito importante que, ao receber o seu cão em casa, tenha pelo menos um brinquedo à sua espera. Se for um cachorro, é importante que este brinquedo seja adequado para que o seu cão o roa à vontade.

Ao escolher um brinquedo, é importante considerar a sua durabilidade de forma a que ele aguente sem se desfazer quando o seu cão brincar com ele. Comece por ter dois ou três brinquedos diferentes e, à medida que for percebendo as preferências do seu cão, poderá comprar mais.

Nesta lista apresentámos as compras essenciais para os primeiros dias do seu novo companheiro peludo em casa. No entanto, há mais coisas que são importantes comprar como biscoitos que sirvam como reforço positivo durante os treinos e também desparasitantes que deverá escolher e aprender a dar ao seu cão com a ajuda de um veterinário.