Queremos tê-los ao nosso lado porque são amorosos, brincalhões e (ao contrário do que possa pensar) muito carinhosos. Contudo, os gatos têm outros benefícios que talvez desconheça. Contamos-lhe tudo neste artigo.
Haverá algo melhor do que chegar a casa ao final do dia e ser recebido pelo ronronar feliz do nosso gato que pede festas e atenção? Mas o lado positivo de ter um gato em casa não se fica pelos bons momentos que nos proporciona ou pela independência que os caracteriza. Diversos estudos demonstram que os gatos podem ajudar a diminuir o stress e a solidão, melhoram a saúde do nosso coração e são benéficos para as crianças.
Se pensa adotar um gato, mas ainda tem dúvidas, este artigo é para si. Depois de descobrir os benefícios de ter um gato como animal de estimação será mais fácil tomar uma decisão.
Benefícios de ter um gato em casa
1. Os gatos são bons companheiros
É certo que os gatos são bastante mais independentes do que os cães, mas não deixam por isso de ser carinhosos e uma excelente companhia. A ideia de que são distantes, pouco amigáveis e desinteressados pelos seus tutores é facilmente contrariada por quem convive com gatos. A comprová-lo, um estudo realizado em 2016 pela Universidade Autónoma de Barcelona e pela Fundación Affinity concluiu que 83% dos tutores consideram que o seu gato é uma fonte de companhia constante.
Especialmente quando entram na idade adulta e ficam mais calmos, muitos gatos gostam de enroscar-se no colo dos seus tutores e deixar-se mimar. Por isso, já sabe que terá companhia para relaxar à noite no sofá enquanto vê uma série.
2. Conviver com gatos pode melhorar a nossa saúde
São vários os estudos que apontam para os benefícios físicos e psicológicos de conviver com gatos. Os gatos ajudam a reduzir a solidão, assim como os níveis de stress e de ansiedade, contribuindo para que sejamos pessoas mais alegres e nos sintamos melhor.
Os especialistas explicam que o ronronar dos felinos, devido às vibrações com um padrão e uma frequência consistentes entre 20 e 140 Hz, poderá ser uma das razões pelas quais os gatos nos acalmam e transmitem bem-estar. Alguns estudos indicam mesmo que este som tem capacidade de reduzir a dor e regenerar os tecidos.
A investigação descobriu ainda que conviver com gatos pode contribuir para uma tensão arterial mais baixa, dado este relaxamento que nos proporcionam, reduzindo o risco de ataque cardíaco. Os gatos contribuem também para um sistema imunitário mais forte e para uma recuperação mais rápida em caso de doença.
3. Os gatos têm uma influência positiva nas crianças
Os benefícios relativos à saúde e bem-estar estendem-se também às crianças. No caso dos mais pequenos, muitos especialistas afirmam que conviver com um gato pode ajudar a reforçar a resposta imunitária, reduzindo as probabilidades de desenvolvimento de asma e alergias.
Na perspetiva do crescimento emocional, ter um animal é uma excelente forma de desenvolver a comunicação, empatia e sentido de responsabilidade das crianças.
4. São animais divertidos e muito engraçados
Viver com gatos é uma aventura! No bom sentido, claro. Uma bola de papel, um fio ou um elástico chegam para muitas horas de correria e brincadeiras, que vão pôr toda a gente bem-disposta lá em casa.
Além disso, os gatos são genuinamente engraçados. Se não resiste a ver todos os vídeos com gatinhos que lhe aparecem nas redes sociais, vai gostar de conviver com um.
5. Ensinam-nos a viver a um ritmo mais calmo
Os gatos são mestres na arte de relaxar e aproveitar o momento. Escolhem o sítio mais confortável da casa e dormitam sem pressa. Quando acordam, gastam tempo a limpar-se e cuidar do pelo. E podem passar horas à janela, simplesmente a contemplar o mundo lá fora.
Naturalmente, a nossa vida talvez não possa ser assim tão relaxada, mas conviver com um gato relembra-nos que, muitas vezes, não é preciso ter tanta pressa e que abrandar para aproveitar o momento é bom e importante.
E o lado prático? Vantagens de escolher um gato como animal de estimação
A par dos benefícios para a saúde e bem-estar, adotar um gato também tem algumas vantagens numa perspetiva mais prática, que podem fazer com que seja o animal de estimação certo para si:
- Os gatos são bastante independentes,
- Não exigem tanto tempo e atenção como um cão,
- Não exigem passeios diários, embora alguns gostem de explorar o mundo exterior! (se decidir sair com o seu gato, use sempre uma trela),
- São animais muito limpos e cuidam da sua própria higiene,
- Adaptam-se a espaços pequenos e vivem bem em apartamentos,
- Quando adultos, podem ficar sozinhos durante todo o dia.
Se está nos seus planos para este ano adotar um gato, guarde o nosso artigo nos seus favoritos para poder ler quando precisar.
A melhor proteção para o seu animal de estimação
Subscreva o Seguro Fidelidade Pets que protege a saúde do seu cão ou gato, sem precisar de mudar de veterinário.
Quero Simular