A esterilização é uma cirurgia cujo objetivo é o de remover os órgãos reprodutores. No caso dos machos, esta cirurgia também é habitualmente conhecida como castração. Este é um procedimento simples que pode ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar do seu cão a longo prazo.

No entanto, muitos tutores ainda não compreendem verdadeiramente a sua importância ou não têm a certeza sobre quando o devem fazer. Por isso, este artigo pretende esclarecer todas as dúvidas para que perceba porque deve esterilizar o seu cão, independentemente de este ser macho ou fêmea, ajudando-o a tomar uma decisão informada.

Quais são os benefícios da esterilização?

A esterilização pode trazer uma série de benefícios para a saúde e bem-estar do seu patudo, além de prevenir gravidezes indesejadas. Vamos agora explorar mais a fundo os principais benefícios de esterilizar o seu cão, desde a prevenção de doenças reprodutivas até à redução de comportamentos agressivos.

Melhora a saúde e bem-estar do animal

A esterilização pode trazer muitos benefícios para a saúde dos cães. Ela pode reduzir o risco de cancro da próstata, testicular e mamário. Este procedimento também pode reduzir o risco de infeções do trato urinário, comuns em cães não castrados.

Além disso, a esterilização pode ajudar a prevenir certas doenças reprodutivas, como piometra em cadelas, que pode ser uma condição potencialmente fatal se não for tratada. Resumidamente, a esterilização pode ajudar a melhorar a saúde do seu melhor amigo e prolongar a sua vida.

Reduz a tendência para comportamentos agressivos ou de fuga

A esterilização também pode trazer benefícios comportamentais significativos. Cães não castrados têm uma maior tendência para desenvolver comportamentos perigosos. Alguns desses comportamentos passam por tentar fugir de casa para procurar um parceiro ou mostrarem comportamentos agressivos com outros cães, especialmente do mesmo sexo.

A esterilização pode ajudar a reduzir estes comportamentos indesejados, tornando os cães mais calmos e menos propensos a envolverem-se em lutas ou fugas. Além disso, nos machos, a castração pode ajudar a reduzir o comportamento territorial e de marcação.

Previne o aumento do número de animais abandonados

Cães não esterilizados podem contribuir para a criação de ninhadas indesejadas. Se não tiver a intenção de criar uma ninhada, isso será um grande problema, já que é difícil encontrar lares para todos os cachorrinhos.

Cada cachorro que nasce é mais um animal que precisa de cuidados veterinários, alimentação e da sua atenção. Se não conseguir dar todos os cuidados que eles precisam, isso pode levar a problemas de saúde e bem-estar.

Além disso, existem milhões de animais abandonados e o espaço, e recursos nos canis e associações é limitado. A esterilização pode ajudar a controlar a sobrepopulação canina e reduzir o número de animais desalojados.

Quando deve considerar esterilizar o seu cão?

Apesar de a esterilização ser um procedimento importante para a saúde e bem-estar do seu cão, deve escolher o momento certo para a realizar, já que os órgãos reprodutores são indispensáveis para o seu desenvolvimento.

Por isso, é importante não esterilizar o seu cão demasiado cedo. O período ideal para o fazer é, geralmente, entre os 6 e 12 meses de idade, quando ele atinge a maturidade sexual. No entanto, isto depende de vários fatores, como a sua raça, tamanho e peso. Deve falar com o seu veterinário para conseguir tomar melhor decisão.

Vale a pena relembrar que a esterilização é um procedimento cirúrgico e, tal como em qualquer cirurgia, há um pequeno risco. O seu veterinário deverá avaliar o estado de saúde geral do seu cão antes de recomendar a esterilização e explicar-lhe tudo sobre os riscos associados a este procedimento.

Cães que tenham problemas de saúde, como diabetes, problemas cardíacos ou renais, podem precisar de esperar até que estes sejam tratados ou estejam estabilizados antes de se submeterem a uma cirurgia.

A esterilização pode trazer muitos benefícios para a saúde e comportamento dos cães, e também ajudar a controlar a sobrepopulação de cães nos canis e associações de animais. Ao considerar esterilizar o seu cão, é importante discutir esta decisão com o seu veterinário para determinar o momento ideal para o fazer e avaliar o estado de saúde do seu patudo.

A esterilização não afetará negativamente a personalidade do seu melhor amigo, e pode, na verdade, ajudar a reduzir comportamentos indesejados e melhorar a sua qualidade de vida. Felizmente, os tutores que aderem ao Pet 3 e Pet Vital não precisam de se preocupar com os custos de esterilização, já que estes estão incluídos na cobertura de Cirurgia e Esterilização.